segunda-feira, 4 de março de 2013

Drenagem Linfática após Abdominoplastia


De todas as regiões do organismo, a parede abdominal é, provavelmente, uma das que mais frequentemente acumula gordura.
A abdominoplastia visa a correção funcional e estética da parede abdominal. Dependendo do tipo de anormalidade, pode ser necessária a correção dos elementos profundos, musculares, ou os da superfície, com a retirada dos excessos gordurosos.
Durante as primeiras semanas de pós-operatório, o paciente não deve realizar esforços físicos, pois existe o risco de abertura das suturas realizadas na musculatura. Depois desse tempo, gradualmente, o paciente vai voltando à sua vida normal, e os esforços podem tornar a fazer parte da sua rotina.
A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização desse paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.
A cicatrização é um fenômeno que depende de elementos intrínsecos e extrínsecos. Os fatores extrínsecos dependem do cuidado com o manejo dos tecidos. Os fatores intrínsecos dependem fundamentalmente das características genéticas e pessoais do indivíduo.

Fonte: http://meuposoperatorio.blogspot.com.br/2012/02/abdominoplastia.html

A Fisioterapia Dermato Funcional tem sido amplamente recomendada pelos cirurgiões plásticos como forma de procedimento de tratamento para as cirurgias plásticas, especialmente nos casos de abdominoplas tias associadas à lipoaspiração.
O tratamento fisioterapêutico no pós-cirurúrgico possibilita uma melhora significativa na textura da pele, ausência de nodulações fibróticas no tecido subcutâneo, redução do edema, minimização de possíveis aderências teciduais, bem como maior rapidez na recuperação das áreas com hipoestesias, ou seja, não só possibilita uma redução das prováveis
complicações, como também retorna o paciente mais rapidamente ao exercício das suas atividades de vida diária.
A técnica de drenagem linfática manual (DLM) vem sendo defendida para ser iniciada logo no primeiro dia pós-operatório com a utilização de manobras de evacuação e captação nas redes ganglionares e vias linfáticas, mas somente realizadas nas áreas distantes da zona edematosa.
Através de seus movimentos suaves e uma pressão suficiente para propulsionar o líquido intersticial para dentro dos capilares linfáticos. A drenagem linfática manual proporciona o aumento da velocidade da linfa transportada, aumenta a filtração e a reabsorção dos capilares sanguíneos, aumenta a quantidade de linfa processada dentro dos gânglios linfáticos, promove oxigenação dos tecidos, nutrição das células, aumento da quantidade de líquidos excretados, diminuindo o edema e desconfortos possíveis do trauma.
Fonte: BASSEGIO, C.V.B.; AZIRA, D.; SIMÕES, N.P. Drenagem Linfática Manual no Pós-Operatório de Dermolipectomia Abdominal. P. 2, 3. Monografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marque uma Avaliação!

Principais Especialidades: Dermatofuncional (somente para mulheres): Drenagem Linfática Massagem Modeladora/Redutora de Medidas Pó...